quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Preparação para o Euro 09

Portugal tem mostrado grandes dificuldades nos jogos de preparação para a qualificação para o Euro 09.
Depois do brilhante apuramento conseguido em 2006 para o Europeu de 2007, em que tivemos uma prestação brilhante, agora vamos ter muitas dificuldades para nos qualificarmos.
As razões serão diversas, mas falemos das mais óbvias:
-ausência de Francisco Jordão, se já somos débeis nos postes mais ficámos;
-Lesões de Minhava (um dos melhores marcadores na anterior qualificação), de Filipe da Silva (um dos grandes líderes do grupo, se não o maior) e de Figueiredo (que não tendo estado no Euro entraria nesta equipa);
-Péssima forma, continuada, de Paulo Cunha;
-Ausência de jogadores com capacidade ofensiva, do Euro falta Betinho (João Gomes), mas também se nota a pouca capacidade para marcar pontos dos jogadores das posições 2 e 3 (Paulo Cunha, Carlos Andrade, João Santos, que sendo um excelente jogador tem normalmente, no seu clube outras funções, o Jaime Silva, uma aposta de Moncho, parece-me neste momento o jogador mais desequilibrante).

As escolhas de Moncho parecem-me óbvias, com uma excepção, senão vejamos:
Bases: Mário Fernandes (que grande europeu fez), José Costa e António Tavares (apesar de eu achar que é mais um 2 do que um BASE). Nesta posição poderia estar o Diogo Carreira ou o António Pires se tivesse jogado, nesta posição somos muito fracos e as alternativas são poucas!
Escoltas (à espanhola): Jaime Silva (excelente aposta) e José Silva (o miúdo do Barreirense, que poucos minutos deve ter tido na Liga, uma aposta de risco), que alternativas? Sobrinho, naah, João Santos (Barreirense) hmmm, Rui Mota, também não, nunca mais voltou ao nível a que se exibiu com o Luís Magalhães, mas é mais uma posição em que poderiamos ser fortes e nada.
Extremos: Carlos Andrade, João Santos e Paulo Cunha, provavelmente a posição onde temos mais qualidade. Esta posição é aquela onde teremos mais alternativas para o futuro, Fábio Fernandes se crescer, José Almeida, Fábio Lima.
Extremos-Postes: Miguel Miranda, Nuno Marçal, não somos ricos, mas temos capacidade ofensiva, provavelmente somos mais fracos na defesa. Alternativas ? Cortez e...
Postes: Élvis e Jorge Coelho, é suficiente (embora um suficiente menos) se os exteriores contarem! Mas se o presente é suficiente o futuro próximo é assustador, teremos de esperar pelo Cláudio, mas esperar que este ganhe "nervo" em Espanha!

Sem comentários: