quarta-feira, 4 de junho de 2008

Pepu Hernandez destituido da Selecção Espanhola


O treinador campeão do Mundo e vice-campeão europeu de Basquetebol, o espanhol Pepu Hernandez foi detituido do seu cargo, aparentemente por motivos relacionados com incompatibilidades entre o seu contrato de exclusividade e as conferências que estava a dar patrocinadas por uma instituição bancária concorrente da que patrocina a selecção espanhola.
O Basquetebol espanhol que subiu aos píncaros da popularidade com as últimas competições de selecções volta a mergulhar numa crise de poder em volta da sua selecção nacional, que dura desde 1992, e que o reinado de Pepu Hernadez tinha por 3 anos acalmado.

foto de acb.com

Em 1992 depois de muitos anos à frente da Selecção o entretanto falecido, António Diaz Miguel, abandonou o cargo, devido ao insucesso que foi a participação espanhola neste jogos. Seguiu-se o incontestado Lolo Sainz, que renovou a Selecção, mas não obteve títulos tendo somado alguns fracassos, eliminação nos quartos no Europeu de 93 na Alemanha, eliminação na 1º fase no Mundial de Toronto 94, eliminação nos quartos no Europeu de 95 na Grécia, e apesar da Prata no Europeu de 99 a eliminação na primeira fase dos Jogos Olímpicos de Sidney 2000 traçou-lhe o destino.
Sucedeu-lhe um dos seus adjuntos, Javier Imbroda, que conseguiu na Turquia no Europeu de 2001, um terceiro lugar, depois levou a Espanha ao 5º lugar em Indianápolis (Mundial 2002), apesar de mais uma traumática derrota nos quartos, desta vez perante a Alemanha de Dirk Nowitzky, mas o apelo do Real Madrid foi mais alto e Imbroda abandonou a Selecção involto nalguma polémica.
A história seguinte é nos mais familiar, o galego Moncho López (actual seleccionador portugês), foi o próximo convidado para dirigir uma cada vez mais forte selecção espanhola, e levou-a a um segundo lugar no europeu da Suécia em 2003, mas poucos meses (3 ou 4) antes dos Jogos Olímpicos de Atenas preferiu sair da FEB e ir dirigir o Breogan da ACB.
Em Atenas a Espanha faz uma primeira fase imaculada, com Mário Pesquera como treinador, mas apesar de primeira no grupo, cruza-se com a equipa dos Estados Unidos nos quartos ficando mais uma vez por ai, Pesquera teve uma segunda oportunidade, o Europeu que se disputou na Sérvia, onde apesar de não ter Gasol, fez um razoável campeonato, chegando ao 4º lugar, mas o jogo do bronze, com a França levou a sua destituição, rodeada de alguma polémica.
Depois da era Pepu, os rumores indicam que o próxim seleccionador espanhol pode ser Aito Garcia Reneses, ou em alternativa apontam-se os nomes de Scariolo, ou de Boza Maljkovic.
Esperar para ver.

Sem comentários: