quarta-feira, 11 de junho de 2008

O velho problema da Matemática ou a falta de cultura da nossa comunicação social

O Seleccionador nacional de Futebol tem afirmado convictamente que a vitória no jogo com a Rep. Checa é suficiente para garantir o apuramento para a segunda fase do Euro 08.
O Sr Scolari, que eu admiro imenso, está enganado!
Senão vejámos, vencemos amanha a Rep. Checa, somámos seis pontos, os Checos ficam com três, a Suiça vence a Turquia e atinge também os três pontos.
Na última jornada Portugal é derrotado pela Suiça, ficámos ambos empatados com 6 pontos, e a Rep. Checa vence a Turquia, atinge também ela os seis pontos.
Em suma uma das três equipas com seis pontos fica fora do Euro, e podemos ser nós depndendo do número de golos marcados e sofridos.
Onde entra a comunicação social?
Até agora nenhum dos nossos inteligentíssimos jornalistas se lembrou de dizer isto, com a excepção do Carlos Daniel, na RTPN, que provavelmente não foi ouvido por nenhum dos dos seus colegas. Ou, se se lembrou, ninguém se atreveu a confrontar os seleccionados ou o seleccionador com esta situação!
A título de curiosidade o mínimo de pontos com que se pode apurar é dois, e neste momento só pode acontecer à França, à Roménia ou à Itália, o máximo com que se pode ficar de fora é seis, com sete apura sempre!
Santa ignorância.

Sem comentários: