terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sistemas, o que são?

1º ponto
Sistema-Conjunto estruturado de componentes (jogadores, terreno de jogo, bola, cesto, etc) dinamicamente interligados entre si.
Ou seja é o conjunto de todos os componentes do jogo, que se inter-relacionam e cuja alteração num deles altera todos os outros.
Coloquei esta pequena definição para que se perceba que num sistema ofensivo ou defensivo existe uma grande dinâmica que deve estar prevista, pois embora alguns dos componentes sejam estáticos, posição do cesto, linhas do campo, outros são extremamente dinâmicos atacantes, defensores, posição da bola, tempo de posse de bola, tempo de jogo, marcador.



2º ponto
Um sistema ofensivo é o conjunto de regras , que visam conseguir um bom lançamento.
Dentro dessas regras devem-se considerar as diferentes entradas (set plays), bem como as diferentes acções a tomar, consoante as reacções defensivas aos movimentos que estão previstos.
Num sistema devem também estar previstos alguns conceitos, que podem ou não ser independentes das movimentações ofensivas, eu pessoalmente acredito que devem ser independentes das movimentações ofensivas, mas há quem considere que não.
Dentro desses conceitos deveremos considerar o que fazer quando há um passe interior, quando há um passe de um poste para fora, quando há uma penetração em drible, quando há um bloqueio directo, quando há um "miss-match", etc, etc.
Ou seja para cada um dos movimentos deve estar previsto um conjunto de respostas, dependendo da defesa e das leituras dos jogadores.
O(s) sistemas ofensivos e defensivos estão sempre dependentes do Modelo de Jogo.
Quem observar a equipa dos LA Lakers e as antigas equipas de Phil Jackson dos Bulls, compreende como com um só sitema ofensivo, muito bem estruturado e muito completo se consegue dominar a maior competição basquetebolística do mundo.
Penso que este "post" responde à pergunta feita abaixo, ou seja um sistema ofensivo é muito mais do que um "movimento de ataque".

Sem comentários: