terça-feira, 17 de novembro de 2009

E se o Ricky Rubio fosse português?


Não se teria estreado na LPB (ou LCB) aos 14 anos 11 meses e 24 dias.
Nota: teria sido necessária uma tripla subida de escalão, que penso que não esta regulamentada, não poderia voltar a jogar nesse ano em Cadetes nem em Juniores B, por isso o seu clube nunca iria fazer isso, mesmo que, eventualmente, fosse possível.

Não teria feito 14 jogos no escalão Sénior, quando ainda era sub16.
Não teria jogado 5 jogos da FIBA Eurocup, aos 15 anos, pois as equipas portuguesas não fazem jogos internacionais, quanto mais colocar um cadete a jogar.

Não teria sido utilizado em permanência nos Seniores do seu clube aos dezasseis anos, pois ainda era Júnior B, e dessa forma não podia jogar nos Seniores e no seu escalão.
Não teria feita uma época completa das competições europeias aos dezasseis anos.
Não teria vencido a ULEB CUP (07-08), antes de ter concluído 18 anos, provavelmente era campeão de Juniores A e B era considerado uma enorme promessa.
Nunca teria ido aos Jogos Olímpicos aos 18 anos, primeiro porque nós não vamos, mas também não teria jogado na Selecção Nacional, como Sub 18, pois não teria um único minuto nos seniores. Já que tinha que jogar a Fase Final de Juniores B e Juniores A, para conseguir levar o título lá para o seu clube. E se jogasse em Séniores não poderia ser utilizado nos Juniores B.

Jogava todos os anos dois Campeonatos da Europa de jovens em, vez de investirem com ele num só.

Nunca teria sido escolhido para a NBA, pois provavelmente teria feito nesta (nessa) altura poucos ou nenhuns jogos de Seniores.
Provavelmente ainda andava por ai a jogar nos Juniores A, do seu clube e os seus dirigentes andavam todos satisfeitos, pois continuam a ganhar campeonatos de jovens.
Iria ser uma promessa ai até aos 23, 24 anos.
Reflictam!

17 comentários:

Coach Santos disse...

Não sei se é bem reflectir. Será mais caso para chorar. Subscrevo o post, colocando ainda mais uma posta - porventura a meio desse percurso desistiria cansado das más condições e poucas perspectivas do basquetebol nacional. Não temos muitos talentos, mas os que temos perdemo-los com facilidade.

Mário Silva disse...

olá
É curioso, ou talvez não, já tinha pensado nisso muitas vezes. Vi o miudo a jogar com 14 anos no Europeu de Sub 16 e pensei também : se estivesses em Portugal ainda andavas a fazer passa e corta ...
um abraço
Mário Silva

Pata Negra disse...

Provavelmente cruzamo-nos, nesse europeu em Leon (Espanha), lá estava também entre outros o Antoine Diot, que já joga na Selecção Senior Francesa e o Milan Macvan, que joga na Selecção Sénior da Sérvia

ACavaleiro disse...

Este «Post» é curioso... mas o Ricky Rubio nunca poderia ser português porque quase de certeza naquela idade estaria a acabar de jogar ao «lencinho»...porque pela forma como jogava ia traumatizar os colegas!!!

ACavaleiro disse...

Este «Post» é curioso... mas o Ricky Rubio nunca poderia ser português porque quase de certeza naquela idade estaria a acabar de jogar ao «lencinho»...porque pela forma como jogava ia traumatizar os colegas!!!

phill disse...

eu tambem estou completamente de acordo com os que se diz, penso que em portugal à muitas burocracias que nao ajudam em nada o jogador. por exemplo em espanha um jogador cadete acaba o seu jogo e de seguida pode começar a jogar nos juniores, eu o ano passado tive um miudo que chegava a fazer 3 jogos em alguns fins de semana, 2 fazia sempre e seguidos as 9 da manha com os cadetes e as 11 com os juniores, em portugal chamavam -me louco, que abusava do miudo, certo è que este ano esta a treinar com a equipa EBA sendo junior b de 1º ano.

um abraço

Anónimo disse...

Boas noites!

Bem volto as nossas conversas caro Pata Negra, tive um mês e tal por Angola, porque a vida não é só basquetebol e isto nao dá dinheiro nenhum.
Sobre onde andaria o Ricky se fosse português, aqui deixo a minha reflexão!
Antes demais dizer que acompanho este menino desde o primeiro jogo que fez pelos seniores com o Aíto, dizer que este menino no campeonato nacional de minis em espanhol de autonómicas, marcava com 11 anos trinta e tal pontos por jogo, sendo defendido a homem, com 2c1, com zonas e até com box and one!
Pois com 11 anos em Portugal andamos a brincar com os jornais do tio/Pai/Avô San Payo Araujo que não tenho nada contra ele como pessoa, mas de basquetebol e em especial de minibasquete seria bom para um torneio de dioceses na basílica de Roma e o jogo deveria acabar empatado para ninguém perder!!!
O Trabalho deste Senhor é muito válido mas deve ser enquadrado entre os Sub6 e os Sub8, se tiverem duvidas vão ao youtube e vejam uns videos de jogos de campeonatos regionais de sub10 espanhol.
Estes espanhois são mesmo brutos, assassinos de criancinhas e além disso de pedagogia não percebem nada, só são é CAMPEÕES DA EUROPA em quase todos os escalões ou vices...
Depois o nosso Ricky Rubio se fosse português com 13 anos já estaria na alta roda dos Cnt´s e Car´s portugueses, onde começaria a ouvir frases do genero " não entres no garrafão que não tens altura para andar ai...", " para e chuta senão vais ser abafado", " passa mais a bola porque o base tem que jogar para os outros", "não defendas tanto com os braços", " não passes por detrás das costas nem dribles tanto por entre as pernas", ou para acabar " não jogues tão rápido que senão perdemos a bola" ou mesmo para terminar em beleza " não jogues 1c1 de costas para o cesto que só tens 190 cms e no campeonato da europa não tens hipotese ai...",depois se conseguisse ser só pelo menos 10% do que joga hoje, já haveriam vaidosos na federação a dizer " viram para que servem os cnt´s? senão tivesse vindo para aqui com 13 anos hoje ainda estaria a jogar no seu clubezinho".
Para não falar que se fosse míuda ou fazia o salta e troca até á morte ou então passava a vida a ir para o fim da fila no treino porque não conseguiu parar a mudança de direcção pela frente, como se defender com excelência seja nunca ser ultrapassado( veja-se o numero de bolas que o ricky rouba por detrás...),teria uma visão que o basket é flexões, abdominais,e muito mata-mata, esfola-esfola, onde o que interessa é destruir tudo, e depois vão para a liga feminina e os treinadores mandam defender 5c5 meio campo e elas nem o corte pela frente defendem, porque pensam que podem continuar a saltar e a trocar...
Amigos vejam como os espanhois jogam basket, com desparpajo, sem complexos, sem medos, com uma alegria impressionante, com um ritmo impressionante, com ousadia, sem formatação, com conceitos e não sistemas rigidos, com defesas que fomentam a táctica individual e não apenas destruir o adversário tendo que ser perfeitos.
Veja-se como os espanhois assumem o jogo por completo, jogam o 5c5, com lançadores,com postes pequenos, médios ou grandes, como jogam dentro e fora, como não renunciam as suas normais qualidades fisicas em relação aos paises de leste e franças, vejam como sabem tirar partido das suas debilidades e transforma-las em qualidades, vejam como adaptam o ensino ao estilo próprio de cada um, e especialmente fazendo sempre do jogo de basket um banquete de festa,alegria e não de um vietname ou cambodja de dor, angustia, medo de errar, medo de ser criticado, medo de ir para o banco, medo de levar mais uma bronca daquelas de nos termos que esconder das bancadas que a ouvem!
Apesar do hino de alegria, eles sao mais agressivos e lutadores do que nós porque é possivel mentalizar jogadores para o confronto sem os diminuir e destruir-lhes a auto-estima.
Para quem gosta de basquete, a espanha é o expoente máximo!

Carlos

Miguel disse...

Boas, ainda há pouco tempo escrevi algo sobre as jovens esperanças de 25 anos do basquetebol portugues! E agora o tema surge ainda melhor analisado!

Nem é preciso cingir a análise ao Ricky Rubio! Quem viu a selecção sérvia no Europeu da Polónia também deve ter percebido um pouco da diferença, ou quem acompanhe equipas como Partizan, Estudiantes, Joventut.

A selecção sérvia tinha o Tepic e o Teodosic nascidos em 87, o Tripkovic e o Velickovic nascidos em 86, o Macvan em 89. Os jogadores mais velhos eram da minha idade, nascidos em 83.

Ainda no outro dia no Académica-Benfica ouvi o comentador a chamar jovem promessa ao Caluico, que se não me engano é do mesmo ano que eu...

Em Portugal, e já nem falo da Selecção de Seniores, quantos clubes têm jogadores desta idade a jogar a sério?

Excelente post Pata Negra!

Pedrito07 disse...

Em Portugal um jogador passa a ser jovem promessa quando começa a ter alguns minutos numa equipa sénior da Liga. O problema é que isso só acontece quando eles já passaram 6 ou 7 anos a bater palmas no banco. Quando têm 23 ou 24 é que começam a jogar, e praticamente todos têm que vir para equipas do fundo da tabela para descansar um bocadinho as mãos de bater palmas e utilizá-las para lançar ao cesto. Como só nessa altura começam a ter alguma notoriedade passam então a jovens promessas, embora nem sejam jovens nem promessas. Somos portanto um país cheios jovens promessas, mas depois na selecção estão os que em tempos foram jovens promessas e que hoje são o que se vê. Com respeito por todos aqueles que ainda tentam dar uma volta a isto, o basquetebol em Portugal está a precisar de uma paragem de uns anitos para reflexão e uma remodelação de mentalidades e hábitos quase a 100%!

Anónimo disse...

Eu subscrevo tudo o que se escreveu, mas pensem bem;
Quem é a culpa?
São dos jogadores?
São os Pais dos Jogadores?
Meus senhores, são vocês Treinadores os grandes culpados. E não venham com desculpas porque hoje em dia existe muito intercâmbio de novos métodos, procedimentos, literatura, internet etc..
Como é possível um jovem Treinador como prémio de ter frequentado o curso é ir treinar uma equipa de Minis?
Como é possível não haver árbitros nem campeonatos no escalão de Minis?
Como é possível não haver árbitros em vários escalões.
Mas os seniores têm 3 árbitros e carrada de gente na mesa. Fantástico.
Existe hoje dia alguns jovens com muito potencial, basta apostarem neles e podem crer que teriamos ricky rubios.
Por isso eu repito:
Os verdadeiros culpados são os TREINADORES, com ou sem intenção.

Miguel disse...

Pois, também somos culpados. Obviamente que o somos, e digo isto sem qualquer ironia.

Mas de todos os 'Como é possivel' que referiu, gostaria de saber qual deles é 'culpa' dos treinadores?

Anónimo disse...

Em relação aos Treinadores é óbvio que só tem a ver com os métodos treinos, procedimentos etc..... e chega, pois é aqui a nossa grande falha.
No meu tempo quando comecei a jogar nos Minis o meu treinador era mais velho que o meu pai. Era um homem cheio de experiência. E hoje?
Eu deixei o anterior comentário e referi que subscrvia o comentário que o Anónimo anterior escreveu. É também óbvio que os treinadores nada tem a ver com as arbitragens. Se calhar tem um pouco de culpa por realizarem jogos sem árbitros.
APOSTEM NOS JOGADORES PORTUGUESES.

Anónimo disse...

Boas! Fui também um dos felizardos que vi o Rubio nos 2 camp. Eur. de Sub 16 que fez (o ultimo dos quais marcou 53 pts na final!!). Também sou treinador e reconheço as nossas falhas, mas não me parece que que sejamos o elo mais fraco desta cadeia. Entre um mini basket ridiculo (peço desculpa ao prof. Sampayo, mas é verdade)e regra geral com monitores demasiado novos para saberem ensinar o que quer que seja, uns CAR´s que pouco fizeram evoluir o basket nacional, uma direcção da FPB inoperante e catética, campeonatos ridiculos, ainda assim mts vezes vão sendo (alguns) treinadores a safarem o nivel do nosso jogo. Quanto às eternas jovens promessas... qnts miudos hj levam o basket a sério?? e para quê? o profissionalismo "foi-se", os treinadores da Liga sempre que podiam, jogavam só com os 4 ou 5 américas que conseguiam arranjar e borrifavam-se para os miudos! Os poucos miudos que aparecem e têm jeito, são endeusados desde muito novos e normalmente só chegam ao nivel de ex-vedeta, o melhor "lá do bairro". Para acabar, que já me alonguei, o nosso desporto precisa de uma vassourada completa quer nas pessoas que dirigem quer na mentalidade reinante quer nos modelos competitivos!
PS- já agora.. e os pais dos/das meninos/as ... qnts deles torcem o nariz a terem os filhos a treinarem 4 ou 5 dias por semana? 1.30h por dia?? Mas se fosse futebol e desse "taco" a sério... Enfim, bom trabalho a todos e continuemos a (tentar) melhorar o nosso basquetebol!

João Casa Nova disse...

se o ricky fosse tuga:

jogava à bola.

não tinha programas de incentivo à pratica das modalidades deportivas.

não tinha cidades a promover o desporto, como algumas em Portugal promovem as rotundas.

Tinha um horário escolar terrível.

Tinha um modelo competitivo tirado de um filme de terror.

tinha treinadores que ainda não sabem muito bem que primeiro se formam pessoas, e que é mais fácil formar um jogador, a partir de uma pessoa que o contrário.

Viveria num ambiente em que quem é bom é batoteiro, amigo do Saldanha ou protegido do seu pai, tio ou avó que é árbitro.

ainda bem que o ricky é espanhol...por vezes tambem tenho pena de não o ser...nestas coisinhas tão "pequenas"

Nuno Dias disse...

É uma realidade este texto, e por tar tão bem escrito, decidi também por no meu blogue sobre basquete. Devidamente anunciada a fonte, se não concordar com alguma coisa contacte-me.

http://pt-basquete.blogspot.com/2009/12/e-se-ricky-rubio-fosse-portugues.html


Cumprimentos

Shaq disse...

Acho muito bem que vejam, e irem ideias e modelos de jogo de outros países para podermos evoluir,enquanto jogadores, treinadores etc etc...

É obvio que estamos a anos luz de praticamente todas as nações, seja em que temática for, em Desporto então é para esqueçer...basta ver o Desporto Escolar que temos, que é básico mesmo se tiverem oportunidade vejam o que se faz lá fora!

Eu enquanto jogador e treinador tenho oportunidade de viajar pelo país, seja em clinic's, seja street's, seja final 4, playoff's etc etc... e devo dizer que há muito Rubios pelo país basta procurar, vi um jogador de 12 anos brilhante em Almada por exemplo, quando digo brilhante é mesmo fantástico as caracteristicas inatas estão lá, joga e faz jogar lê o jogo melhor que muitos seniores,lança de fora em suspensão,penetra é um all arround bom faz tudo...No norte tambem já vi miudos fortissimos,com fundamentos,possantes...

Portanto nós temos matéria prima, temos diamantes em bruto...Agora temos que trabalhar...

Anónimo disse...

Naturalmente, que o Ricky Rubio, não poderia ser tuga,pois aqui na tugolandia so dá brincadeira.Tenho a felicidade de ter estado em dois torneios de minibasquete em Espanha,na terra do rubio,o nivel não tem nada a ver , pois eles competem,cá organizam umas concentrações sem condições pois o minibasquete é para brincar.Senhores acordem para isto se calhar ha para ai alguns Rubios, Vamos tentar mudar algumas mentalidades,para isso devemos começar pelos escalões mais baixos, pois a piramide tem que ter uma boa base .


nf