No "post" sobre o Clinic da ABP, foram-me colocadas algumas questões, procurarei responder aos poucos, provavelmente não serão respostas "muito académicas", mas...
O "Modelo de Jogo" é a visão global da equipa, os valores que pelos quais esta se vai reger, os princípios estratégicos, tácticos, mentais e até morais, que vão presidir à construção da equipa. Este modelo deve ser claro e ter objectivos claros, de forma a poder-se passar à sua aplicação prática e permitir um Modelo de Treino que leve à consecução dos objectivos finais.
Estes valores e princípios teóricos irão depois condicionar o recrutamento (escolha do grupo), a escolha e implementação dos diferentes sistemas ofensivos e defensivos, em geral a preparação mental, física técnica e táctica, a rotação de jogadores, etc.
Todas as equipas têm um determinado modelo de jogo, mais reflectido, ou menos, mas têm-no.
Alguns treinadores gostam de manter um determinado modelo, outro alteram-no com mais frequência, é por exemplo relativamente fácil identificar uma equipa de Aito Garcia Reneses, ou de Pat Riley, na era pós LA Lakers, nas universidades americanas é relativamente simples identificar as equipas de Ricky Pittino ou de Jim Boeheim, ou ainda de Zelijko Obradovic.
Acontece nalguns clubes existir um modelo de jogo instituído, para mim exemplos paradigmáticos disto são, no Basquetebol o Joventut Badalona e os Estudiantes (um pouco menos) em que a equipa sénior não é mais do que o prolongamento das suas equipas de formação, ou o Ajax e o FC Barcelona no futebol.
PS: Esqueci-me de referenciar, como exemplo, as equipas de Phil Jackson.
7 comentários:
Para mim Modelo de Jogo é, de uma maneira simplista a forma como queremos que o jogo seja jogado, encarado e interpretado pelos nossos jogadores e pela nossa equipa.
Como definimos a forma como queremos que o jogo seja jogado e o transmitimos aos nossos atletas?
Reflectindo!!!
Pensando na equipa que temos pela frente; é uma equipa de formação, é uma equipa sénior; quais as características dos jogadores, e do grupo, quais são os objectivos?
Acho que todos os treinadores têm uma abordagem preferida ao jogo de basquetebol, jogar preferencialmente em contra ataque ou em 5x5,interior ou exterior; defender HxH campo inteiro, ou meio campo, ou zona, ou com alternancias; porém essa abordagem na minha óptica tem muitas vezes que se adaptar, não alterar na totalidade, mas ajustar à realidade que temos à nossa frente, o tipo de grupo e as suas características, o tipo de projecto etc.
Tendo isto em conta, o que deve depois abranger o Modelo de jogo? Sintetisando o que o Pata Negra disse, Tudo aquilo que tem implicações no Jogo propriamente dito;e quanto melhor for a abrangência; clareza, objectividade, especificidade e coerência interna do Modelo; tanto melhor vai ser a interpretação do mesmo pelos atletas.
na minha opiniao modelo de jogo por norma tem muito a ver com sistemas de jogo, se se quer ter uma equipa com posses de bola longas utiliza-se sistemas com longa duraçao, e ao contrario igual.
embora eu defenda que o modelo de jogo nada tem a ver com os sistemas, mas sim com os principios que queremos para os jogadores tanto defensivos como ofensivos.
por exemplo eu posso defenir como modelo do meu clube que as equipas teem de pressionar sempre apos cesto convertido, que o ataque se deve basear no bloqueio continuaçao e preenchimento da esquina do lado contrario para ter um passe em caso de penetraçao.
e a partir deste conceito posso ter sistemas de jogo que me permitam executar isto de uma forma mais clara para os jogadores, mas que eles percebam que o principio esta la.
como nota final dizer que isto do modelo è algo de uma larga discuçao pois cada um de nos treinador pode ter a sua interpretaçao da palavra, mas penso que è algo que por exemplo devia existir nas seleçoes nacionais para que a transiçao de escalao nao se note .
Boas, parabéns por este espaço, ficará no sitio dos sites amigos do meu blog.
No que respeita ao tema, partilhamos concerteza muitos conceitos no que se refere ao modelo de jogo. Evidente que defendo também que a nossa conceção do jogo e as nossas convicções,levam-nos a criar ou a adpatar esse proprio modelo, acente claro está, e ajustado á realidade do grupo que recebemos para trabalhar. À frente de quaisquer modelo, deverá estar o trabalho técnico, e da capacidade que cada um terá de ganhar com o volume do treino,e o aumento das capacidades fisicas,e dominio das técnicas dos fundamentos que permita aos jogadores crescer aumentando a sua a qualidade e capacidade de jogar 1x1.
Cump.
João Janeiro
Aqui fica o meu contributo simples e inteiramente pessoal sobre o tema Modelo de Jogo. Enquanto treinador de formação ao querer definir o que é Modelo de Jogo entendo que estou a definir a forma prática a aplicação individual/colectiva, a forma se quisermos, como as atletas/a equipa irá jogar. Modelo de Jogo poderá ser visto como a meta de uma maratona (treinos/exercícios; jogos/competições) onde para a alcançarmos teremos de moldar o grupo a esse modelo (em formação). Claro que ao moldarmos um grupo para aplicar um determinado modelo é porque acreditamos que o mesmo nos vai levar ao sucesso, dai o modelo estar na minha opinião intimamente ligado com o grupo disponível e com os objectivos que pretendemos alcançar num determinado momento.
Claramente entendo que Modelo de Jogo é algo bastante diferente de Filosofia de Jogo.
Cumprimentos,
Helder Silva
Caro Phill
Agradeço desde já o contributo, mas deixo-lhe um pedido, poderia esclarecer melhor os nossos leitores sobre o que são sistemas longos e curtos. Já agora com exemplos práticos.
Penso que a sua experiência num "mundo" mais avançado que o nosso pode ser muito útil.
Que tal um post sobre isto no seu blog?
caro Pata Negra
a sua sugestão è interessante, ultimamente nao tenho tido muito tempo para dedicar ao meu blog, mas tentarei dentro em breve poder fazer um poste pratico sobre sistemas curtos e longos.
por agora a explicação que posso dar, e na minha prespectiva.
se bem nos lembra-mos todos a uns anos uma equipa francesa de seu nome limoges jogar a euroliga, e que todos os seus ataque andavam pelos 28 segundos de posse de bola na altura podia-se ir ate aos 30.
esse talvez seja o melhor exemplo que posso dar de sistemas logos, onde os jogos dessa equipa nao passavam dos 60 pts.
sistemas curtos è o que mais vemos na nba, aclaramentos e 1x1, bloqueio directo e lançamento, eu chamos sistemas curtos a ataques ate aos 12 segundos.
cumprimentos
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