quinta-feira, 15 de abril de 2010

Uma opinião sobre Centros de Treino

Australia quedó campeón porque tuvo jugadores con carácter. Punto. ¿Sólo eso? No, pero lo demás viene ya de serie. Porque Australia tiene un centro de alto rendimiento (AIS) ubicado en Camberra, de donde salen el 90 % de sus chavales. Y salen muy preparados y muy bien enseñados. Todos tienen el mismo nivel físico -alto- y todos tienen el mismo nivel técnico -alto-. Les gusta mucho la polivalencia en sus jugadores y si en otras ediciones les faltaba la ambición, este equipo era duro y competitivo como ninguno.

em http://www.acb.com/redaccion.php?id=66532

13 comentários:

Anónimo disse...

Parece que então estamos como a Austrália ahahahahaa, já agora caro Pata Negra quer outra coincidência da nossa modalidade, ontem tava a ver os San Antonio - Dallas e estavam a jogar 10 jogadores ao mesmo tempo, e penso que eram cinco de cada lado.
Já viu como estamos no caminho correcto? É que em Portugal também costumam entrar 10 jogadores e cinco de cada lado, ahahahahha

Abraço,

Carlos

Pata Negra disse...

Não estranho o seu comentário, é o típico de quem não tem argumentos, primeiro era que os espanhoís abandonaram os Centros de Treino, mostrei-lhe que era falso, depois que estes retiravam criatividade aos jogadores, falei-lhe do Toni Parker, Sérgio Rodiguez e outros que passaram por processos semelhantes e não me parecem pouco criativos, e mais um longo etc.
Agora só lhe falta dizer que como o nosso basket é fraco mais valia acabar com ele, pelo menos é o sumo que retiro do seu anterior comentário. Ridículo.

Anónimo disse...

Você é uma pessoa de convicções e eu gosto disso!
Este ano tive a oportunidade de ter estado no clinic de treinadores em portimão, e de ver alguns jogos durante o fim de semana.
Penso que você deverá ter ouvido o que disseram os selecionadores portugueses no clinic, basta ouvir o conteudo do que foi ali dito, para perceber que pode até ter 100 centros de alto rendimento que jogadores de qualidade é mentira!
Com ideias pobres como aquelas, talvez só se lhes dermos os rapazes de Duke ou outro coisa que os valha.
Somos maus, não sabemos nada de basket, e depois ainda temos a mania que sabemos!
Os centros de alto rendimento em portugal não funcionam, não sou eu que digo, mas a qualidade dos jogadores que saiem de lá!
Temos jogadores muito fracos a nível técnico, táctico quer individual quer colectivamente, basta ver a qualidade das selecções que ganharam em portimão, a maior parte delas se tiver 2 ou 3 jogadores com perspectivas de futuro é muito...
Mas ok continue a tentar dar exemplos que a malta gosta de rir um bocadinho, olhe faça-me um favor coloque a selecçao nacional de cadetes a jogar contra os iniciados de uma equipa de top espanhola que é para a gente ver o que é que os seus cnt´s fazem contra miudos mais novos.
Abraço e por falar em ridículo, lembrei-me de um poste que apareceu em portimão que a unica coisa que fazia era afundar na passada no aquecimento! O aquecimento foi de tal modo bom que o transfer do jogo foi 7 afundanços durante o jogo, perdão turnorvers..., o que não tem problema nenhum não fosse jogador de uma selecção que chegou á final.
Carlos

Pata Negra disse...

Só por curiosidade, quem foi esse poste dos 7 turn overs?

Anónimo disse...

...

patanegra disse...

http://cntparedes.blogspot.com/2009/12/sub-16-portugueses-num-digno-5-lugar-em.html

Penso que não foi com Iniciados, mas acho que serve, ou será que não?
Provavelmente não, mas sinceramente já tenho dificuldades em argumentar!
O maior cego é aquele que não quer ver.

Anónimo disse...

Sem duvida!
O maior cego é aquele que não quer ver, após anos e anos a fio de centros de treino, continuamos na mesma! Os nossos melhores jogadores continuam a ser o João Santos, Sergio Ramos, Carlos Andrade, Betinho Gomes, uma palavra especial para o centro de alto rendimento do Maria Pia!
Todos os anos são 12 míudos que entram e 0 jogadores de basquetebol que saiem!
Continuas a comparar as coisas sem prestar atenção aos pormenores, será que os centros de treino português se tivessem os treinadores australianos os miudos teriam a mesma qualidade? Será preciso ir á china para perceber as diferenças entre quem ensina? Será que é assim tão dificil perceber que a qualidade dos maestros que ensinam é decisiva para a qualidade final dos míudos?
Continuas a falar em centros de alto rendimento em espanha, mas ocultas que só existe o Siglo 21 e que ai os jogadores não vão ao fim de semana a casa?E que ficam lá em regime de internato e competem pela equipa do centro de treino? A tua argumentação é de tal modo cega, que sou obrigado a dizer que o maior cego é de facto quem não quer ver!
Para tua informação vai ao site da federação espanhola e observa a data dos campus de observação de sub13 e sub14 masculinos durante o verão, e repara como o sucesso começa-se a trabalhar cedo e sem centros de treino!
Ps: Percebo o teu mal estar com os meus comentários, porque está habituado a que te digam sempre amém,e depois quando alguém te rebate com argumentos ficas um bocado mal disposto!

Abraço,

Carlos

Anónimo disse...

Treinadores... ???
Segundo sei(posso estar errado), em um dos centros de treino temos um treinador que é o 1º e único treinador ibérico com certificado FIBA... deve perceber alguma coisa daquilo, não ? ou a FIBA tambem não sabe o que faz ?

Anónimo disse...

Esse Carlos só sabe gozar, assim é difícil ter uma discussão séria. Se há centros de treino na Austrália e em Portugal e eles estão mais avançados que nós então temos de ver que outras condições são ou não satisfeitas nos dois países. Não adianta dizer que os Centros de Treino não produzem nada, claramente os Centros de Treino produzem campeões. Que mais nos falta?

Anónimo disse...

Caro amigo Anónimo,caso saiba esse senhor foi tirar o curso a convite da nossa federação que tinha uma vaga e lhe deu a mesma!
O mais engraçado é que esse senhor jamais publicou a informação que lhe deram nesse curso, e que o deveria ter feito com todos os treinadores portugueses, uma vez que só lá vai tirar esse curso quem for convidado pela federação, até nisso se vê a pequenez dos nossos queridos treinadores da federação!
Veja lá se ele alguma vez se dignou a falar do que aprendeu em algum clinic...
Quanto ao ser o primeiro da peninsula ibérica, foi uma piada engraçada se está a tentar dizer que ele é mais habilitado que os outros na ibéria do basket... ahahahah

Abraço

Anónimo disse...

Nada disso. Ele não deve ser o mais habilitado. Mas dos 83 que começaram o curso, apenas 41 é que acabaram. Dos 42 que não acabaram, 1 deles penso ser espenhol(digo, penso porque não tenho certeza). E claro que ele não é o mais habilitado, pois concerteza que deve ser o senhor. Já agora podia partilhar todo o seu conhecimento com os outros treinadores portugueses.

Pata Negra disse...

Em 1º lugar note-se uma mudança de discurso do leitor Carlos, pois se antes os Centros de Treino era um mal “per si”, parece-me que neste momento já não o são. Fico satisfeito por ter conseguido alterar a sua linha de pensamento.
Quanto ao facto de os nossos grandes jogadores continuarem a ser os veteranos, é algo que já chamei à atenção noutros posts, como facilmente pode comprovar, aqui, http://basquetebolamodadoporto.blogspot.com/2010/01/o-presidente-e-os-centros-de-treino.html , e aqui, http://basquetebolamodadoporto.blogspot.com/2009/08/portugal-vs-bosnia.html , por exemplo.
No entanto referi também a diferença de aproveitamento dos Centros de Treino Femininos.
A essa questão o nosso leitor Carlos, respondeu duma forma fabulosa, perguntando-me se as jogadoras eram as que são hoje quando saíram dos Centros de Treino, será que o Sérgio Rodiguez ou a Laureen Jackson eram o que são hoje quando saíram dos Centros de Treino, a resposta é obviamente não.
Eu falo e falarei em Centros de Alto Rendimento em Espanha, e não ocultei nada existe o Século XXI, ponto final, tem características diferentes, tem.
Mas apreciei ver que deixa sugestões, com algumas delas concordo inteiramente, aliás acho que são alterações fundamentais, para a melhoria dos Centros de Treino, regime de internato, não competir pelos clubes, competir em escalões seniores, etc.
Quanto à questão das nacionalidades dos treinadores, só falta dizer que é melhor expurgar Portugal dos Portugueses, que deveríamos encontrar governantes na Suécia, trabalhadores no Japão, investidores nos EUA, empresários na China, militares em Israel, etc, etc.
Curioso falar nos campos de observação da FEB, sabia que em Portugal já se fez o mesmo, provavelmente não... Quanto à insistência do sem Centros de Treino, então o que é o Século XXI?
Eu adoro ser rebatido, não gosto é de ser insultado. Por outro lado não estou, nem gosto que me digam amén, não é a minha forma de estar na vida, aliás uma das coisas que mais gosto é que me digam o que está mal e que me sugiram coisas para melhorar, em tudo o que faço na vida, como vês estás profundamente enganado sobre a minha forma de pensar.

Anónimo disse...

Caro Pata Negra,

As coisas são simples de ver, o treinador português não tem qualidade,a maior parte não percebe sequer o que é o jogo de basket.
Uma grande maioria dos que estão no topo do nosso basket são bem piores que muitos que trabalham na formação!

A classe média dos treinadores portugueses é má demais para ser verdade, basta ir a um clinic qualquer ouvir um chamado teoricamente famoso falar e percebemos logo porque é que somos maus.

Vivemos o jogo no paradigma do século 20 e a partir dai está tudo mal.

E era tão fácil fazer as coisas bem, sobre os campos de observação quer já foram feitos cá sinceramente não sabia!

Abraço,

Carlos