quinta-feira, 31 de julho de 2008

Portugal a um passo de meias-finais

No Campeonato da Europa de sub 18(Div. B) que se está a disputar na Hungria, Portugal venceu hoje a Eslováquia e está agora a um passo das meias-finais, para isso necessita de vencer amanhã a Dinamarca, que foi hoje derrotada por números expressivos pela Polónia.

Bloqueios Directos

Quem observar com atenção esta Diamond Ball observará a quantidade de bloqueios directos que se estão a fazer no sentido da linha final, algo que não tem sido muito habitual nos anos mais recentes!

Europeu de Sub 18 Divisão A-próximo do fim


Com a aproximação dos jogos decisivos a Grécia mantem a invencibilidade (4v-od) estando em segundo lugar do seu grupo e já apurada a Lituânia. Neste grupo surpresas pela negativa a Sérvia, que o ano passado tinha impressionado pois tinha vencido os três europeus e a nossa vizinha Espanha. No outro grupo Rússia, França e Croácia lutam pelos dois lugares das meias-finais.

Uma outra estrela a caminho da Rússia

O croata Gordan Giricek (1'98 m, 31 anos, Phoenix Suns) pode estar a caminho do Dinamo de Moscovo, segundo notícias desta manhã. Começa-se a perder as contas às estrelas europeias da NBA que vão voltar esta época, bem como à qualidade que vão ter as principais equipas russas.
A confirmar-se esta contratação David Blatt, o americano que deu o título europeu à Rússia, vai poder contar com mais uma estrela no seu já forte palntel.
Assim já estão confirmados:
Os veteranos Hollis Price e Arriel McDonald (bases), jogadores com passado em fortes equipas ACB e na própria Rússia.
Os extremos Sergey Monya, internacional russo e Bostjan Nachbar, ex-NBA, esloveno.
O poste lituano Darjus Lavrinovic.
Que bela(s) equipa(s) que o petróleo russo está a construir.

Portugal no Europeu Sub 18

Hoje ao fim da tarde Portugal faz o seu 5º jogo nesta competição uma vitória sobre os eslovacos é quase imprescindível para continuar o sonho da Divisão A.
Força Portugal!

Diamond Ball (4)

A Austrália venceu Angola no primeiro jogo de hoje, com uma espectacular exibição de Andrew Bogut, o poste dos Milwaukee Bucks. Nos Angolanos destaque para as excelentes exibições de Cipriano, Mingas e Joaquim Gomes. Hoje a defesa australiana teve mais dificuldades perante os rápidos angolanos, mas a sua maior capacidade interior e na tabela permitiu-lhes a vitória e consequente apuramento para a final. No entanto este jogo só se decidiu no último segundo com um excelente triplo, à saída de um bloqueio directo marcado por CJ Burton.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Diamond Ball (Men 3)

O segundo dia do Diamond Ball termina com vitórias da Austrália sobre a China, e do Irão sobre a Sérvia, tendo esta sido a grande surpresa desta curta competição.


Destaques Positivos:

A confirmação de um grande jogador, ATENÇÃO clubes europeus, Hamed EHADADI, 2,18m, 23 anos, atleticismo até dizer chega, qualidade técnica, um pouco de ingenuidade!
A defesa dos australianos, espectáculo, falta saber se eficaz contra equipa de maior nível;
O jogo colectivo dos "cangurus";
Zoran Erceg, o único sérvio que se salvou, com os mínimos, num conjunto de disparates;
Destaques Negativos:

A Sérvia que poderia ter ganho tranquilamente mas teve um ataque de sobranceria!
As dificuldades dos chineses em jogar sobre pressão.
Em grande:
A fama e o prestígio de um treinador Português Mário Palma, que os comentadores do Eurosport têm como um dos melhores do mundo, dizendo nalguns jogos coisas do género, "o que faria esta equipa treinada por Mário Palma!

Eis o jogador que falta à Selecção Nacional

Este seria o nosso melhor base, reparem na sua nacionalidade, junto ao nome!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Diamond Ball (Men)

Vitória justa mas abaixo do esperado da Argentina e vitória da China sobre Angola, estes foram os resultados da primeira ronda.

Aspectos mais positivos:
Jogo alegre dos Argentinos no ataque;
O Irão deu luta;
O Poste do Irão é um jogador interessante, que dada a sua idade, altura e qualidade física jogar em equipas europeis de nível médio-alto;
Scola e Ginóbili são mesmo muito bons;
Os passes picados de Pablo Prigioni;
Yao Ming é claramente o go to guy dos chineses e parece recuperado;
A capacidade física de Angola.

Aspectos negativos:
O egoísmo na parte final do jogo, de um jogador que eu até admiro, Milton Barros;
A defesa das Pampas;
Os fracos bases chineses;
A ingenuidade iraniana.

Unics Kazan também vai às compras



Por sua vez o Unics Kazan não quer ficar MUITO PARA TRÁS, e contratou Marko Popovic, o marcador de pontos Croata, e o seu compatriota Kresimir Loncar, um poste de boa qualidade.

Mais uma estrela NBA de volta à Europa



Segundo o New York Daily News, Nenad Krstic o sérvio dos New Jersey Nets também vai voltar à Europa e como não podia deixar de ser para representar uma equipa russa.
Desta vez não é o CSKA, nem o Dinamo de Moscovo, nem o Khimki, mas o BC Triumph, uma equipa de Moscovo que também compete na Eurocup.

Apuramento sofrido, mas conseguido

A Selecção Nacional de Sub 18 apurou-se para a segunda fase do Europeu da Categoria, com duas vitórias e duas derrotas. Agora há que prosseguir o sonho de subir à Divisão A, em que estes jovens actuaram e mantiveram a posição enquanto Cadetes.

Portugal derrotado e a espera da Inglaterra!

Portugal teve hoje a sua segunda derrota no Europeu de sub 18 e fica à espera que a Roménia vença a Inglaterra para ainda poder aspirar à subida à Divisão A. Esta derrota surge de forma natural, mas coloca-nos em má posição por causa da derrota na primeira jornada com a Inglaterra. André Pereira o poderoso e inteligente poste do FC Porto foi o destaque da equipa nacional.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Diamond Ball (Men)

Inicia-se amanhã o Diamond Ball, com os jogos Argentina-Irão (às 9:00 da manhã) e de novo, depois da Stankovic Cup, um Angola-China (às 12:30), este Torneio de Preparação para os jogos Olímpicos será com certeza um bom aperitivo para os Jogos, em Portugal os jogos poderão ser vistos no Eurosport 2.

Portugal no Europeu de Sub 18 Divisão B


Portugal em três jogos conseguiu duas vitórias nesta prova. A Selecção Portuguesa começou mal, com uma derrota perante os ingleses, mas redimiu-se depois com vitórias sobre a Bielorússia e Roménia. Quando ainda falta disputar uma jornada, a equipa nacional pode ainda ficar entre os dois primeiros do grupo, classificação que permitirá continuar a disputar a subida à Divisão A.

Os jogadores mais importantes têm sido o Ovarense, João Soares, um "all-around" de grande capacidade técnica, que este ano integrou o plantel profissional dos vareiros, O jogador do FC Porto, André Pereira (o gigante da equipa, com 2,00 m), um poste com boa presença física e bastante qualidade nas áreas próximas do cesto e o Benfiquista Diogo Correia, um jogador com grande facilidade na marcação de pontos.

Lituânia Campeã Europeia de Sub 18 Fem.

No segundo Europeu Feminino, a vitória sorriu para a Lituânia, a Rússia ficou com a Prata e o terceiro lugar foi conquistado pelas checas.
Desta forma a Rússia está a ser quem mais pódos está a conseguir este ano nos europeus femininos, depois do domínio recente da Espanha, França e Sérvia. As espanholas são a grande desilusão de 2008 pois ainda não conseguiram nenhum pódio

sábado, 26 de julho de 2008

Estaremos na presença do Sucessor?

Digno de Earvin "Magic" Johnson!
Depois de o termos visto em Europeus de Sub 16, ficamos com a certeza que estávamos na presença de um enorme jogador, mas cada vez mais ficámos surpresos com a sua qualidade!
Felizmente gravámos o seu primeiro jogo com a Selecção Espanhola, vai ser um monumento para a história do Basquetebol Mundial, e Portugal esteve lá!
Ricky Rubio pode vir a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos, em certos pormenores faz-nos lembrar Pistol Pete Maravich, noutros o grande Magic, ou ainda Drazen Petrovic, onde chegará?

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Stankovic Cup (2)

Angola venceu a Stankovic Cup sem derrotas. A China pareceu-me um pouco abaixo do que ainda pode valer e as equipas "B" da Sérvia e da Rússia só demonstraram a profundidade do seu Basquetebol. Que conclusões se podem tirar? Efectivamente poucas, vamos esperar pelo Diamond Ball.

Cuidado, os Russos estão a atacar!


Com o CSKA a dominar a Euroliga e a continuar a apostar forte para a próxima época, com as contratações de Terence Morris (ex-Maccabi Telavive), do campeão universitário, Alexander "Sasha" Kaun (Univ. Kansas) e de Erazem Lorbek (ex-Lottomattica Roma), para juntar a já noticiada de Zoran Planinic. O russos não se ficam por aqui e agora mais um conjunto de clubes está a apostar fortíssimo.
Assim temos o Khimki, que já contratou Garbajosa (ex-Toronto Raptors), Carlos Delfino (ex-Toronto Raptors), Jerome Moiso (ex-DKV Jov. Badalona) e Milt Palacio (ex-Partizan).
O Dinamo de Moscovo por seu lado não esteve atrás e contratou David Platt (o treinador Campeão Europeu), e Sergey Monya, Hollis Price, Darjus Lavrinovic, Arriel Mcdonald e agora mais recentemente foi resgatar à NBA o esloveno Bostjan Nachbar.
Estes três grandes planteis irão se defrontar na Liga Russa, com um só lugar disponível para a Euroliga 09-10, ou será que vai haver mudanças futuras e a Euroliga vai mesmo ter de abrir mais um lugar para os russos?
Sendo a Liga Russa difícil de acompanhar por aqui, podemos sempre ver estes excelentes planteis na Euroliga e na Eurocup.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Europeu de Sub 18-Div B


Inicia-se no próximo dia 25 a participação da equipa Portuguesa no Europeu de Sub 18-Div. B, esta equipa Portuguesa que é um grupo manifestamente forte, poderá classificar-se num dos 4 a 6 primeiros lugares, embora não tenhamos a noção clara do seu valor, em confronto com os outros adversários, pois esta equipa, quando em sub 16 jogou na Divisão A, tendo mantido esse estatuto de forma brilhante.

Europeu Sub 18 Fem


A Lituânia a Rep. Checa, a França, a Rússia e a Espanha, são neste momento as equipa melhores colocadas para venceram este segundo europeu desta época.

Pré-Olímpico, estão escolhidas as doze!

Como esperado Grécia e Alemanha conseguiram o apuramento para Pequim, a única surpresa se assim se pode chamar foi o apuramento da Croácia, em detrimento da Eslovénia, esta última equipa, não conseguiu ultrapassar as muitas ausências e foi eliminada por Porto Rico, que no entanto depois não conseguiu o desejado apuramento.
Deste pré-olímpico sai uma das quatro grandes favoritas as medalhas no extremo-oriente, a Grécia, que de certeza irá disputar com a Argentina, Espanha e EUA as medalhas olímpicas.

Muitas decisões em tempo de Férias-Europeu de Sub 20

A Rússia sagrou-se campeã europeia de Sub 20 ultrapassando, as para nós favoritas, Sérvia (2º) e França (3º), em 4º lugar classificou-se a Espanha, que estava privada de três das suas melhores jogadoras por se encontrarem a prparar os Jogos Olímpicos com a Selecção Sénior.
Á Divisão B desceram a Bélgica e a Grécia.
Na Divisão B subiram as esperadas Polónia e Suécia, Portugal classificou-se num nada honroso nono e penúltimo lugar, da Divisão B, entre dez participantes, ou seja num Ranking Geral fomos vigésimos quintos entre vinte e seis. Classificação muito diferente daquela que os nossos responsáveis esperavam, como se pode ler aqui.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Europeu Sub 20 Fem-Div B

Portugal, após quatro derrotas em outros tantos jogos, vai disputar com a Grã-Bretanha, a fuga ao último lugar da Europa neste escalão.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pré-Olímpico Dia 1


Ao 1º dia em Atenas tudo decorreu dentro da mais perfeita normalidade. Vitória da Nova Zelândia sobre Cabo Verde, da Eslovénia sobre a Coreia, da Croácia sobre os Camarões e da Grécia sobre o Libano.
Exibições mais conseguidas Radoslav Nesterovic (Eslovénia), Kirk Penney (N. Zelândia), uma estrela pouco conhecida em Portugal, e Marko Tomas.
Destaque especial para a tripla de bases gregos, Spanoulis, Papaloukas e Diamantidis que juntos fizeram 21 assistências. Gostámos muito de ver esta Grécia jogar com estes criativos todos. A facilidade deste jogo não deu ainda, para descortinar as opções principais de Iannakis, especialmente no jogo interior.
Amanhã:
Eslovénia-Canadá (vence a Eslovénia, por cerca de dez pontos)
Cabo Verde-Alemanha (vence a Alemanha, pode-se acompanhar na DSF)
Camarões-Porto Rico (vitória fácil dos americanos)
Líbano-Brasil (vitória por mais de vinte pontos dos brasileiros).

Europeu Sub 20 Fem-Div. B

Portugal, a meio da primeira fase desta competição tem três derrotas em três jogos, as nossas favoritas, Suécia, Polónia, Hungria e Eslováquia comandam as classificações.

Europeu Sub 20 Fem-Div. A

Terminada a primeira fase avançaram para a segunda as seguintes equipas: Sérvia, França e Itália no Grupo A, Turquia, Letónia e Rep. Checa no Grupo B, Rússia, Ucrânia e Lituânia no Grupo C, Espanha, Bielorrússia e Montenegro no Grupo D.
Grécia, Bulgaria, Alemanha e Bélgica discutem entre si quem são as duas equipas que se mantêm na Divisão A, e quem vai para a Divisão B.
De salientar a força do Basquetebol da Europa Mediterrânica (França, Espanha, Itália e Turquia), da Ex-Jugoslávia (Sérvia e Montenegro) e da Ex-URSS (Rússia, Letónia, Bielorrússia, Ucrânia e Lituânia).
Em suma as favoritas mantêm-se na corrida.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Rubio

Um jovem a viver um sonho, observando os seus ídolos!


EuroBasket 2009-Qualificação

Disputam-se em Agosto e Setembro a qualificação para o Euro Basket 2009, onde esperámos que Portugal se volte a fazer representar, como tão brilhantemente aconteceu em 2007.
As diferentes selecções estão divididas em grupos, três deles de 4 equipas e um de 5.
Apuram-se as 4 primeiras classificadas de cada grupo, bem como as três melhores segundas.
As últimas classificadas de cada grupo vão discutir a descida à Divisão B.
As restantes seis equipas que não apuram directamente, nem vão discutir a descida, vão no próximo ano jogar o "Aditional Qualifying Round", que dará mais um lugar para o Europeu.

No grupo A estão as equipas de Itália, Sérvia, Finlândia, Hungria e Bulgária. Este é aquele que considerámos o grupo mais complicado de todos. No grupo B temos Letónia, Portugal, Estónia e Macedónia. No grupo C encontrámos Turquia, França Bélgica e Ucrânia (mais uma tarefa hercúlea para o Major Valentin). Por último no grupo D, Rep. Checa, Israel, Grã-Bretanha e Bósnia-Herzegovina, este é o grupo que nos parece mais fraco, embora a Grã-Bretanha, com os Jogos Olímpicos de Londres à vista e com jogadores NBA (Luol Deng, e Ben Gordon), e ACB (Daniel Clark, Andy Betts, Joel Freeland) possa vir a dar uma surpresa.

Europeu U20 Fem-Div A

O Campeão europeu deverá sair de um lote restrito de equipas, a Sérvia e a França , são para nós as grandes favoritas, a terceira equipa que faria parte deste lote seria a Espanha, actual campeã, mas as nossas vizinhas vão levar as três estrelas desta equipa aos Jogos Olímpicos de Pequim, ficando, obviamente enfraquecidas.
Assim num segundo lte de favoritos temos a Rússia e as Checas.
No terceiro lote das possíveis surpresas, colocámos a Espanha, pelas razões atrás expostas, a Lituânia e a Bielorrússia.

Europeu U20 Fem-Div B




Portugal tem ambições a um bom desempenho nesta prova. Segundo o site da FPB, "partir de amanhã, dia 11, as jovens portuguesas entrarão em campo com o firme intuito de lutar pela melhor classificação e, quiçá, uma possível subida de divisão".

Infelizmente somos um pouco menos optimistas e atrevemo-nos a prognosticar, com base nisto e nisto, um quinto lugar!
Em nossa opinião os favoritos são a Polónia, a Suécia, a Hungria e a Eslováquia.

Campeonato Europa Sub 20 Fem


Começam amanhã os europeus de jovens, o primeiro a ser disputado, esta época, é o Europeu Feminino de Sub20. Estes Campeonatos Europeus são uma maratona que todos os verões animam o Basquetebol europeu e que este ano só terminará em 24 de Agosto com a final dos Sub 16 masculinos. A europa está dividida neste escalão em duas divisões, a Divisão A, a principal, com 16 equipas e a Divisão B, com 10 equipas.

Pré Olímpico-Grécia quase com os doze escolhidos

Depois das recusas de Hatzivretas (Panatinaikos), Dikoudis (Panatinaikos), Kakiouzis (Cajasol), e Papadopoulos (Real Madrid), Iannakis anunciou a saida de mais três jogadores que assim não farão parte do grupo que vai jogar o Pré-Olímpico.
Deste grupo de 14, sairão os componentes da forte equipa grega.

Bases: Diamantidis (Panatinaikos), Papaloukas (CSKA), Spanoulis (Panatinaikos), Perperoglou (Panatinaikos) e Zisis (Benneton Treviso).

Extremos: Fotsis (Din. Moscovo), Vassilopoulos (Olimpiakos), Pelekanos (Real Madrid) e Tsaldaris (Aris)

Postes: Gliniadakis (Maroussi), Printezis (Olimpiakos), Schortsianitis "Baby Shack" (Olimpiakos), Tsartsaris (Panatinaikos) e Bourossis (Olimpiakos).

Quem observar esta lista poderá à 1ª impressão pensar que ou saiem dois bases ou então serão bases a mais, no entanto quem já observou esta equipa grega a jogar, sabe que podem actuar três destes jogadores em simultâneo, sendo normal fazerem-no durante muitos minutos. Nós pensamos que irão quatro ou cinco dos bases.

Stankovic Cup

A Sporttv por vezes surprende-nos! Na próxima semana vai transmitir alguns jogos de uma das mais importantes provas de preparação para os Jogos Olímpicos, a Stankovic Cup.
Esta prova estápensada para colocar frente a frente os diferentes campeões continentais, não o tem conseguido e mais uma vez, não o vai conseguir. No entanto vai ter um nível elevadíssimo.
Estão previstas segundo a sporttv as seguintes transmissões:
17-07 12:30 China-Sérvia SPTV 2
17-07 15:00 Angola-Rússia SPTV 1
19-07 19:00 Angola-China SPTV 2
20-07 10:00 Sérvia-Angola SPTV 1
20-07 19:20 China-Rússia SPTV 2

Vamos poder observar o potencial de três equipas olímpicas e de uma SÉRVIA muito renovada, que se prepara para jogar a qualificação, como Portugal, para o Eurobasket 2009.

Sérgio Ramos regressa


Depois de uma marcante carreira no estrangeiro (Itália e Espanha), que só não atingiu pontos ainda mais altos, porque no seu melhor momento, em que provavelmente iria para o Real Madrid, teve uma arreliadora lesão, o Sérgio vai regressar a Portugal.

Segundo o jornal "O Jogo", o Benfica é o destino deste fantástico jogador.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Euroliga-1ª Fase

Definidos os quatro grupos da primeira fase da Euroliga:

Começa a corrida ao trono do CSKA!
Grupo A-Maccabi, Olimpiakos, Unicaja, Cibona, Le Mans e Air Avellino;
Provavelmente o grupo "menos forte", com um Avellino estreante, os franceses do Le Mans, com um jogador conhecido dos portugueses, Maleye Ndoye, e um a estrela do futuro Diot, mas com um Unicaja cheio de ambição, o Olimpiakos reforçadíssimo e o Maccabi sempre muito forte, principalmente em casa. A Cibona longe do fulgor do passado discute com Franceses e Italianos um dos quatro lugares para o apuramento que israelitas, gregos e espanhois vão conseguir com maior ou menor dificuldade.

Grupo B-Montepaschi Siena, Barcelona, Panatinaikos, Zalguiris Kaunas, Prokom Trefl e SLUC Nancy. Lituanos, polacos e franceses discutem o apuramento, espanhois, gregos e italianos apuram para os 16 finais.

Grupo C-Joventut Badalona, TAU, Ulker Fenerbahce, Lottomatica Roma, Olimpija Ljubljana e Alba Berlim. Quem acompanha os alemães ao fim da primeira fase? Neste grupo onde provavelmente não estará o campeão europeu, também dificilmente conseguimos descortinar quem será o segundo a ficar de fora. O Tau é o principal favorito a ficar em primeiro. Apesar de não ter Gigantes é provavelmente o grupo mais forte.


Grupo D-Armani Jeans Milão, Efes Pilsen, Real Madrid, CSKA Moscovo, Partizan e Panionios; Real e CSKA ficam à espera de companhia, os Sérvios vão procurar repetir a "gracinha" da época passada. Os gregos dificlmente apuram, mas jogar na Grécia é sempre muito difícil.


Pré-Olímpico-Está ai!

Equipas participantes:
Grécia, Líbano e Brasil (Grupo A); Nova Zelândia, Cabo Verde e Alemanha (Grupo B); Eslovénia, Coreia e Canadá (Grupo C); Croácia, Camarões e Porto Rico (Grupo D).
Apuram três equipas.
Depois de no Torneio feminino termos acertado as nossas previsões, aqui e aqui, deixámos agora, o que entendemos que poderá acontecer no masculino, embora aqui seja mais difícil uma previsão.
Favoritos: Grécia.
Prováveis: Alemanha e Eslovénia (apesar das ausências)
Possíveis: Croácia, Nova Zelândia, Porto Rico (embora tenha visto jogar os porto-riquenhos contra a Alemanha e me tenham agradado mais do que os teutónicos, mas Dirk no fim vai decidir) e Brasil (este último, devido às ausências, a roçar o milagre!)
Só por milagre: Canadá, Líbano, Coreia.
Nem com milagres: Cabo Verde e Camarões

Pré-Olímpico-Cabo Verde

Segundo o site http://www.planetabasket.pt/ estes são os convocados por Cabo Verde para o Pré-Olímpico.

Jeff Xavier (185-G-85) of Providence College (USA)
Rodrigo Mascarenhas (197-F-80) of Desportivo 1. De Agosto Luanda (ANG)
Marques Houtman (190-G-79) of Desportivo 1. De Agosto Luanda (ANG)
Mario (Jorge) Correia (189-G-78) of Promade Cabinda (ANG)
Aldevino Lima (203-C-86) of Northeastern University (USA)
Tony Barros (193-F-84) of University of Massachusetts Boston (USA)
Odair Sanches (180-G-82) of Seven Stars
Jorge Gomes
Peter Cipriano (206-F-83) of Kouvot Kouvola (FIN)
Avery Oliver (193-F-83) of TV Hohenlimburg (GER)
Ivan Almeida (197-F-89) of Mohawk Valley CC (USA)
Fidel Mendonca (191-F-84) of Olivais Coimbra/Chamag (POR)
Abdulay Faty (205-C-85) of Desportivo da Huila (ANG)

A negrito os por nós conhecidos.

Eurocup-1ª Eliminatória


Telekom Basket-Panellinios Bc (Gre)
Base Ostende (Bel)-Bc "Triumph" (Rus)
Tartu Rock (Est)-Allianz Swans (Aut)
Cholet Basket-Ask Riga
Benetton Treviso
-Benetton Fribourg (Sui)
FMP Zeleznick-Myguide Amsterdam
Galatasaray Cafe Crown-Siauliai (Lit)
Unics Kazan-Slupskie Zarni (Pol)

A negrito os meus favoritos.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Nenhuma equipa Portuguesa nas provas europeias.


Nenhuma das equipa portuguesas está inscrita para participar nas três provas europeias deste ano, estas provas sofreram algumas remodelações e a segunda (EuroCup) e a terceira (EuroChallenge), vaõ ser organizadas em conjunto pelka ULEB, que organiza, sozinha, a Euroliga, e pela FIBA Europe.

Depois de termos anunciado os participantes na Euroliga, anunciámos agora os participantes na segunda competição.


EuroCup

Qualificados directamente para a "Regular Season" (24 Equipas)
Alemanha (2)-Artland Dragons, Brose Basket
Bélgica (1)-Spirou Charleroi
Bulgária (1)-Lukoil Akademik
Croácia (1)-Zadar
Espanha (2)-Pamesa Valencia, Ask Girona.
França (2)-ASVEL Lyon, Roanne
Grécia (2)-Maroussi, Aris
Israel (1)-Bnei Hasharon
Itália (2)-Capo D'Orlando,UPIM Bologna (Fortitudo)
Letónia (1)-Barons
Lituânia(1)-Rytas
Polónia (1)-Turow
Rep. Checa (1)-Nymburk
Rússia (2)-Khimki, Dynamo Moscovo
Sérvia (1)-KK Hemofarm
Turquia (2)-Besiktas, Turk Telecom
Ucrânia (1)-Azovmash


Qualificados directamente para a 2ª Eliminatória (8 Equipas)
Espanha (2)-Bilbao, GranCanaria.
França (1)-STB Le Havre
Israel (1)-Hapoel Jerusalem
Montenegro (1)-KK Budocnost
Rússia (1)-Ural Great
Sérvia (1)-Estrela Vermelha
Ucrânia (1)-BC Kyiv

Participantes na 1ª Eliminatória (16 Equipas)


Alemanha (1)-Telekom Basket
Aústria (1)-Allianz Swans
Bélgica (1)-Base Basketclub
Estónia (1)-Tartu Rock
França (1)-Cholet Basket
Grécia (1)-Panellinios Bc
Holanda (1)-Myguide Amsterdam
Itália (1)-Benetton Basket
Letónia (1)-Ask Riga
Lituânia (1)-Siauliai
Polónia (1)-Slupskie Zarni
Rússia (2)-Bc "Triumph", Unics Kazan
Sérvia (1)-FMP Zeleznick
Suiça (1)-Benetton Fribourg
Turquia (1)-Galatasaray Cafe Crown
A negrito as equipas supostamente mais fortes na 1º ronda.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Passou por Portugal

Jobey Thomas o ex-jogador do Queluz é um dos grandes reforços do Armani Jeans Milano, equipa que vai disputar a Euroliga na próxima temporada

Euroliga 08-09


A principal competição europeia já conhece todos os seus vinte e quatro participantes, que de Outubro a Maio irão lutar pelo lugar actualmente ocupado pelo CSKA de Moscovo.

Espanha (5)-Barcelona, Joventut Badalona, Real Madrid, TAU e Unicaja

Itália (4)-Air Avellino, Armani Jeans Milão, Lottomatica Roma, Montepaschi Siena

Grécia (3)-Olimpiakos, Panatinaikos e Panionios

Turquia (2)-Efes Pilsen, Ulker Fenerbahce

França (2)-Le Mans, SLUC Nancy

Alemanha-Alba Berlim

Croácia-Cibona Zagreb, apesar de o campeão ser o KK ZADAR

Rússia-CSKA Moscovo

Israel-Maccabi, apesar de o campeão ser o Hapoel Holon

Sérvia-Partizan

Polónia-Prokom Trefl

Eslovénia-Olimpija Ljubljana

Lituânia-Zalguiris Kaunas

Nota: a negrito os respectivos campeões nacionais.

terça-feira, 1 de julho de 2008

A nova Liga Portuguesa

Abaixo a descrição do modelo que eu gostava, está em Castelhano, mas espero que entendam!
Mas era possível melhorar este 12+12 se:
1-As equipas das duas "divisões" tivessem (se quisessem) o mesmo número de estrangeiros!
2-Nos primeiros doze, LPB, só os seis primeiros apurassem para o play-off, o 7º e o 8º iam discutir uma pré-eliminatória, com os 1º e 2º da Proliga. Dai saiam os dois que se juntavam aos seis previamente apurados!
3-Os dois primeiros da Proliga asseguravam automaticamente a subida!
4-O Vencedor da fase regular da Proliga era o Campeão!
5-o 11º e o 12º Classificados da LPB eram despromovidos automaticamente!
6-O 9º e o 10º da LPB, disputavam um play off, com 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º da Proliga para assegurar mais dois lugares, na LPB, da época seguinte. Os quatro últimos da Proliga disputam a permanência, 9º vs 12º + 10º vs 11º, os derrotados desciam! Os vencedores disputavam outra série, oi vencedor ficava, o derrotado disputava um play-off com o vencedor do Play-off entre 2º CNB1 Norte vs 2º CNB1 Sul, para discutir um terceiro lugar na Proliga.
Permitia-se maiores mudanças e competitividade.
Aqui vai um modelo dos inícios da ACB...
Hay quién aún añora el sistema de grupo par e impar y posterior A1 y A2 de las primeras temporadas de la ACB. Se trató de una revolución respecto al sistema de liga tradicional (como la de fútbol) existente en ese momento. El sistema era más o menos el siguiente:
Dieciseis equipos (primera y fundamental diferencia con el sistema actual) divididos en dos grupos de ocho: Par e Impar. El por qué de este nombre para los grupos va unido irremediablemente al sistema por el que cada equipo va a parar a uno o a otro: El grupo Par lo conformarán cada año el equipo que quedó segundo el año anterior, el que quedó cuarto, el sexto, etc… y el segundo ascendido; el grupo Impar lo conformarán el campeón del año anterior, el tercero, el quinto… y el primer ascendido.
Doble vuelta “estándar” en cada grupo. Los cuatro primeros de cada grupo forman la A-1 y los cuatro siguientes la A-2 arrastrando los resultados de la primera fase con los equipos con los que ya se han enfrentado. Doble vuelta “estándar” y tras ella los cuatro primeros de la A-1 están directamente clasificados para cuartos de final donde esperan que los cuatro últimos de la A-1 y los cuatro primeros de la A-2 se enfrenten en playoff al mejor de tres partidos con ventaja de campo para el mejor clasificado y cruce inverso; es decir: quinto de A-1 contra cuarto de A-2, sexto de A-1 contra tercero de A-2, séptimo contra segundo y octavo contra primero.
Los cuatro últimos de la A-2 se juegan los dos descensos en playoffs, por supuesto. Los primeros años todos los playoffs eran a tres partidos. Más adelante se pasó a poner alguna eliminatoria a cinco y posteriormente se tuvo la brillante idea de ampliar a 24 equipos con una primera fase de dos grupos de 12 y una segunda de tres grupos de ocho con un factor de corrección y unas reglas que, según dicen, no las terminaron de entender ni los que la inventaron.
Ventajas enormes de este sistema: cada partido es muy importante. En los catorce primeros te juegas entrar en la A-1 (salvación ya garantizada) o la A-2. A continuación, en otros catorce te juegas pasar la primera ronda exento o no (y en qué posición) si estás en la A-1 y si juegas playoffs por el título o por no descender si estás en la A-2. Es decir, otra ventaja: los diecieis equipos juegan playoff (aunque cuatro de ellos de descenso, vale). Además, una vez constituidos los grupos A-1 y A-2 cada semana había partidos a vida o muerte tanto por arriba como por abajo. Cada semana había un Real Madrid-Joventut o un Barcelona-CAI o un Licor 43-Barcelona o Estudiantes-Real Madrid (y con casi total seguridad, con un resultado muy importante para la clasificación final). Otra ventaja que no deriva directamente del sistema en sí: al ser 16 equipos, el nivel es mejor que en una liga de 18, 20 o 24 como llegó a ser.
Desventajas: No se juegan todos contra todos. Puede ser que, de un año para otro, los grupos Par-Impar queden algo descompesados, aunque la propia competición los corregía (y no el maldito e incomprensible factor de corrección) en el grupo A-1… o en el A-2. Desde el punto de vista del aficionado de un club modesto que no consigue pasar a la A-1 tiene la desventaja de ver sólo a los equipos “grandes” del grupo en que se encontrar en primer lugar.
¿Alguna ventaja más? ¿Alguna desventaja? Es claramente irrealizable ahora mismo, sobre todo por la reducción de equipos (¿Obradoiro?), pero tiene una virtud respecto al actual que es donde más flaquea lo que tenemos ahora mismo: mayor importancia de cada partido de “liga regular”… Más aún si inventamos cómo repartimos Euroliga y competiciones europeas y cómo cogemos a los equipos que van a la Copa.