terça-feira, 26 de janeiro de 2010

January Madness

Se a NCAA é conhecida pelo seu March Madness, eu começo a enlouquecer com os jogos desta(s) competição(ões) em Janeiro.
Hoje, depois de ver Syracuse e Georgetown e enquanto via Missouri em Kansas, dei por mim a interrogar-me, a que nível jogariam estas equipas na Europa?
Pelo menos as dez melhores equipas, jogariam a que nível?
Euroliga, ACB, Eurocup, Liga Turca, Grega, Italiana? Sinceramente não consigo situar...

Alterações ao Regulamento Eleitoral

Com as alterações introduzidas aos regulamentos das assembleias gerais da FPB abre-se a possibilidade dos treinadores e jogadores elegeram 4 + 8 delegados, além dos 21 delegados dos clubes.
Com a "morte cerebral" da ANTB, e o "nado-morto" que é a Associação de Jogadores, estou curioso por ver quem vai dar passos em frente em representação destas classes.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Como defender?


Que sugestões deixam os leitores para defender esta combinação defensiva usada pelo Milano na Euroliga?
Que leituras ofensivas às diferentes situações defensivas?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Fases Finais AB Porto

Jogam-se este fim-de-semana mais duas fases finais dos distritais da AB Porto, em S. Romão do Coronado vão discutir-se os títulos distritais de Sub 20 masc e de sub 16 fem.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A Defesa - O deslize defensivo

Hoje deixo um pequeno vídeo sobre defesa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Uma das melhores equipas portuguesas

Vale a pena ler já deixei o meu comentário.

http://seis25.wordpress.com/2010/01/13/recordar-e-viver-uma-equipa-que-em-11-anos-ganhou-10-campeonatos/

O Presidente e os Centros de Treino

"Sinceramente acho que os centros de treino estão muito aquém dos resultados esperados. Os resultados das Selecções jovens, se exceptuarmos os Sub-16 que estiveram no Grupo A, têm sido muito abaixo, face ao investimento que é feito, especialmente em 2009 onde foram catastróficos. Verifica-se também que os jovens atletas não chegam aos clubes da Liga e, se algum os alcança, quase sempre é só para treinar. Aliás, é recorrente ouvirem-se treinadores portugueses a queixarem-se da dificuldade que existe em conseguirem bons jogadores nacionais para os seus planteis, não apostando em jogadores formados nos nossos centros de treino".
Entrevista de Mário Saldanha, em fpb.pt

Em resposta ao desafio lançado pelo leitor Carlos, num comentário ao anterior post, vou comentar a entrevista do Presidente da Federação.

Corro o risco de voltar a ser "insultado" por este leitor, que me acusa, repetidas vezes, das mais diversas coisas, entre elas desonestidade intelectual, mas como sempre vou responder aos seus desafios.

Sinceramente discordo do Presidente da Federação, em primeiro lugar pela não distinção que faz entre os resultados dos Centros de Treino relativos às equipas femininas e o relativos às equipas masculinas, em segundo lugar por me parecer que há alguma incoerência nas suas palavras.
Não concordo com a avaliação dos Centros de Treino pelos resultados imediatos das Selecções, principalmente no que diz respeito aos sub 16, e penso que esta forma de avaliação, tão comum em Portugal e nos portugueses inquina o próprio princípio do que são ou deveriam ser os Centros de Treino. E não é mais do que a avaliação típica dos directores dos nossos clubes que colocam os resultados das equipas jovens à frente da formação dos mesmos.
Relativamente ao número de jogadores provenientes dos Centros de Treino, que chegam à Selecção Sénior (este parece-me que deveria ser o parâmetro de avaliação), este é muito elevado no feminino, quase de 100%, no masculino parece-me diferente, como já escrevi abaixo. Pode-se dizer que a Selecção Masculina apresenta um nível competitivo muito mais alto do que a feminina, mas ai a catástrofe vem da escolha que foi feita para Seleccionador Nacional, o Sr. Carlos Portugal, desperdiçou mais quatro anos do Basquetebol Feminino português, eu penso que a nossa equipa feminina, tem valor e jogadoras para estar na Divisão A.
Relativamente ao Basquetebol Masculino, parece-me óbvio este menor aproveitamento, como já tinha referido em "post" anterior, quais as causas?
Na minha opinião estas são algumas e de fácil resolução:
a)-existência de um escalão de sub 20, que por vezes se alarga a sub 22, que impede o contacto dos jovens com o basquetebol sénior durante muito tempo;
b)-os centros de treino não competem no escalão sénior, não dando essa mais valia aos jogadores;
c)-num percurso normal uma jogadora pode estrear-se em sénior no primeiro ano de juniores, sub 17, um rapaz não o pode fazer, só o faz normalmente em sub 19...
Mais tarde poderei escrever um pouco mais sobre isto.
Se o tempo para escrever o deixar!

Eurocup day 6

Foto: www.eurocupbasketball.com/

Tenho escrito bem menos do que gostaria sobre esta magnífica competição, mas hoje vou fazer um pequeno comentário, ontem assisti ao Estrela Vermelha vs Benneton de Treviso e chamou-me à atenção entre outras coisas a excelência do jogo do americano Mike Taylor.

Aquando da primeira jornada fiz este comentário:
http://basquetebolamodadoporto.blogspot.com/2009/11/eurocup-day-1.html
Está de parabéns o jogador e os seus treinadores pois conseguiram-se ambos adaptar.
Um conselho: vale a pena ver jogar os sérvios... Estejam atentos à próxima fase da Eurocup, que começa a 26 de Janeiro e onde vão estar:
Group I: Alba, Aris, Joventut, Le Mans.
Group J: Valencia, Unics, Galatasaray, Hapoel.
Group K: Brose, Benetton, Panellinios, Bilbao.
Group L: Crvena Zvezda, Gran Canaria, Nymburk, Turk Telekom.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Dois dos meus favoritos!



Uma frase...

Se te empenhas demasiado nos aspectos sobre os quais não tens controle afectarás, de forma negativa, os aspectos que consegues controlar.

John Wooden
(Mítico treinador universitário de basquetebol)

Frase retirada de
http://treinadoresgalitos.blogspot.com/2010/01/frase-da-semana_11.html

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010